terça-feira, novembro 17

Metas Literárias para 2016 - Livros Adquiridos - Parte 1

Um assunto muito comentado ultimamente nos blogs literários é a meta de leitura para 2016.
Eu nunca fui de estabelecer metas de leitura e achei interessante criar algumas para o próximo ano.Sempre fui uma leitora na maior parte das vezes de natureza impulsiva, portanto será uma nova experiência para mim.
Criei uma lista e dividi em duas seções: uma dos livros adquiridos ( versões físicas e ebooks)  e outra seção dos livros que são desejados.Pensei em uma meta de um livro por semana.




Comprei o e-reader Kobo quando foi lançado no Brasil pela Livraria Cultura em 2012, mas confesso que não gosto muito dele.O modelo que comprei foi o Kobo Touch, e não possui recursos para ler no escuro. Já pensei em comprar um Kindle, porém como ele não lê formato  Epub desisti da ideia. Estou de olho em um tablet que segundo minhas pesquisas, é ótimo para ler. Gostei do modelo especialmente por ter o Windows 8 como sistema operacional. Estou usando um telefone celular o Nokia Lumia que possui o Windows e estou gostando muito, acho que será ótimo ter o Windows no tablet também.

Tablet DL WinPad TP295 com Tela 7,85” - Windows 8.1,





Neste post vou comentar sobre os livros que já possuo e essa é a primeira parte.



Livros adquiridos:

Livro: O Homem que inventou o Natal -
Autor: Leo Standiford. 

Um livro sobre Charles Dickens, minha atual obsessão literária, risos!
Fui "fisgada" pela sinopse que afirma a influência de Dickens sobre as comemorações atuais do Natal. Amo Natal e amo Dickens, combinação perfeita!

Sobre o livro:
Tão reconfortante quanto o conto de Scrooge, esta é a história de como um escritor e seu livro renovaram a data festiva mais importante do mundo ocidental. Pouco antes do Natal de 1843, um Charles Dickens desanimado e cheio de dívidas escreveu um pequeno livro com a esperança de acalmar seus credores. Os editores recusaram a obra e, por isso, Dickens usou o pouco dinheiro que tinha para lançar ele mesmo.Foi o lancamento  do livro Um Conto de Natal e Dickens estava com medo que o livro representasse o fim de sua carreira como romancista. A obra imediatamente causou sensação e insuflou nova vida a uma data que caíra em desgraça, minado pelo persistente Puritanismo e pela fria modernidade da Revolução Industrial. Era uma época dura e lúgubre, em que havia uma necessidade desesperada de renovação espiritual. Uma época pronta para abraçar um livro que espalhava bênçãos para todo mundo.Les Standiford nos leva de volta à Inglaterra Vitoriana com afeto, inteligência e uma infusão de alegria natalina para revisitar o autor mais amado da época e acompanhar o nascimento do Natal como o que conhecemos hoje.



Livro: Grandes Esperanças 
Autor: Charles Dickens

Uma das grandes obras de Dickens, assisti um filme realizado em 2013 com a famosa Helena Bonham Carter e Ralph Fiennes em papéis marcantes na história.Nunca li o livro e esse lançamento da Penguin Books veio a calhar.


Sobre o livro:

Se Charles John Huffman Dickens (1812-1870) foi um escritor irônico e contundente, com 'Grandes Esperanças' provou-se capaz também de ser contido e reflexivo, ao produzir o seu último romance. O livro mostra Dickens no auge da forma, produzindo uma história de desilusão que mais tarde seria saudada por autores como George Bernard Shaw e G. K. Chesterton pela perfeição narrativa. 
A grande característica de 'Grandes Esperanças' é ser uma história de redenção moral do protagonista, Pip, um órfão criado rigidamente pela irmã num lar humilde e disfuncional, que, após herdar inesperadamente uma fortuna, rejeita a família e os amigos por se envergonhar da própria origem. 
No começo conhecemos o infortúnio de Pip, o narrador que vive aterrorizado pela irmã mais velha que, após a morte dos pais, o criou “com a mão de ferro”, bordão para a maneira rígida e por vezes violenta com que trata o filho de criação e também o marido, o ferreiro Joe Gargery. Sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella. Pip imediatamente tem uma queda pela garota, sentimento que se transformará em amor durante a vida adulta e o conduzirá à imoralidade. 
A vida de Pip sofre uma reviravolta ainda maior quando, já se preparando para o ofício de ferreiro, recebe a visita de um advogado, que anuncia que o jovem é herdeiro de uma fortuna. Após abandonar a família para viver em Londres, Pip passa a desprezar a sua vida anterior, tentando tornar-se digno de se casar com Estella, que, no entanto, não se interessa por seus sentimentos. 
Dividido em três partes, discutindo a bondade, a culpa e o desejo, o romance originalmente foi escrito como um folhetim e publicado na revista semanal All the Year Round, entre dezembro de 1860 e agosto de 1861, tornando-se um grande sucesso. Dickens toma o cuidado de não buscar a empatia fácil com o leitor, fazendo de Pip um personagem sincero em sua imoralidade e, quando se arrepende, na busca pela redenção.




Livro: It - A coisa
Autor: Stephen King

Esse livro do King teve uma adaptação para a televisão americana em uma minisérie em 1990. Assisti o filme anos atrás ( lançado em DVD posteriormente)  e francamente, é de dar medo mesmo.Principalmente pela atuação do ator que faz o papel do It ( a tal coisa), o Tim Curry. Mas por trás do medo, existe toda uma história cativante sobre amizade. King é um dos meus autores prediletos porque apesar da associação do nome King com terror, ele também escreveu livros que abordam temas como confiança, amizade, auto superação. No caso do It, é uma mistura de todos esses elementos. Acredito que lendo o livro, irei encontrar os detalhes que ficaram perdidos na adaptação para o cinema.




Aqui tem um trailer ótimo sobre a minisérie:




Sobre o livro:
Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em It: a Coisa, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

Livro: Tumultos de amor e outros tumultos
Autor: Ruy Espinheira Filho

Esse comprei no supermercado onde costumo fazer compras pela bagatela de R$9,90. Achei uma feliz coincidência, já que realizei recentemente uma postagem aqui no blog na qual ele é citado.

Sobre o livro:
Neste ensaio sobre Mário de Andrade, Ruy Espinheira Filho analisa não só a importância do poeta para a literatura e as artes nacionais, mas também sua técnica e seu estilo, que o marcaram como um escritor pouco afeito a formas de linguagem. A obra é um estudo das idéias de Mário de Andrade sobre Criação e Arte, desde suas primeiras manifestações até o último texto de O Banquete, publicado em 22 de fevereiro de 1945, três dias antes da morte do autor. Ruy analisa desde as obras mais conhecidas como Mestres do Passado, Prefácio interessantíssimo, A escrava que não é Isaura , até inúmeros escritos de crítica, ensaio, palestra e aulas. São enfocados, ainda, autores que se manifestaram sobre os assuntos tratados por Mário ou escreveram sobre o próprio Mário.




Livro: Escola de Tradutores
Autor: Paulo Rónai

Estou interessada em fazer bacharelado em Tradutor e Intérprete. Tenho paixão pelo inglês, apesar de não dominar a fala e escrita mas consigo ler e entender bem. Como preciso de uma atividade que possa ser exercida em casa, pensei em seguir essa carreira.
Descobri que a UNINOVE possui um curso EAD muito bem conceituado. Para ir me familiarizando com o assunto, estou buscando livros e artigos do tema para saber mais e pretendo iniciar a graduação em 2016.Vai ser um desafio vencer minhas barreiras para escrever e falar o inglês.

Sobre o livro:

Trabalho pioneiro, tendo sido um dos primeiros a se ocupar do tema em nossa língua, tem-se renovado e ampliado a cada nova edição. A variedade dos assuntos aqui focalizados mostra-nos a versatilidade com que Paulo Rónai se movimenta no universo da tradução. De estilo extremamente agradável e fluente, a leitura deste livro é um motivo de prazer e uma fonte de ensinamentos.







Livro: Live writing - Breathing life into your words 
Strategies, ideas, and tips to fuel your for a lifetime of writing.
Autor: Ralph Fletcher

Bom, como tenho dificuldade para escrever em inglês, nada mais lógico do que buscar um livro que me auxilie nessa tarefa. Encontrei no Sebo do Messias um simpático livrinho que promete me auxiliar na escrita de ficção.  Cheio de dicas para estruturar personagens, ritmo e muito mais.Adorei a ideia de usar a analogia de uma caixa de ferramentas essenciais para um escritor.

Sobre o livro:

This book is based on the simple idea that every writer has a tool box. Instead of awls and hammers, a writer's toolbox contains words, imagination, a love of books, a sense of story, and ideas for how to make the writing live and breathe. I wrote this book to give you some practical strategies to throw into your toolbox. I hope you'll try them, because these are ideas that can make you a better writer.

This book is titled Live Writing, and you may be wondering what I mean by that. Most of us have read (and written!) the opposite kind of writing-dull, drab language that sounds about as interesting as a city phone book. By live writing I mean the kind of writing that has a current running through it-energy, electricity, juice. When we read live writing, the words seem to lift off the page and burrow deep inside us.





Livro: Você já pensou em escrever um Livro?
Informações fundamentais para tornar-se um escritor de sucesso.
Autor: Sonia Belloro

Outro livro adquirido no Sebo do Messias a um preço camarada. Topei com o site da escritora tempos atrás e achei muito interessante a proposta do livro. A autora ministra cursos de escrita criativa e esse livro é uma condensação dos temas abordados no curso.O site da Sonia Belloro é o Fábrica de Textos e vale a pena uma visita.






Livro: A Extraordinária História de Jane e Stephen Hawking
Autor: Jane Hawking

Stephen Hawking foi um dos primeiros cientistas, seguido por Carl Sagan, que passei a admirar na minha juventude (álias, a introdução do livro do Hawking foi escrito pelo Sagan).
Seu livro Uma breve história do tempo foi um marco em minha iniciação em assuntos científicos. Lançado em 1988 ( eu estava com 22 anos na época) fez muito sucesso ao expor temas como a Teoria das Supercordas, o Bing Bang e Buracos Negros para o leigo. Figurou entre os mais vendidos nos Estados Unidos e fez sucesso também no Brasil.
Esse livro certamente está entre os que pretendo ler, quero saber mais sobre a trajetória do cientista.



Sobre o livro:

Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos - entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.

Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. 

Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. 
O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.




Livro: Inferno
Autor: Dan Brown




Pois é, apesar de ter sido lançado em 2013  e gostar dos livros do Dan Brown ainda não li o Inferno. Gosto muito do personagem Robert Landgon, acho fascinante todo o conhecimento simbólico que ele possui. Ambientado na Itália, usa a obra de Dante Aligheri como pano de fundo. Gosto muito dele pela utilização que consegue realizar de elementos sócio-culturais em suas obras.

Sobre o livro:

Neste novo e fascinante thriller Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em O código Da Vinci, Anjos e demônios e O símbolo perdido e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.
Numa corrida contra o tempo, Langdon luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o arrasta para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o sombrio poema de Dante, Langdon mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.


Livro: David Copperfield
Autor: Charles Dickens

Essse livro de Dickens é considerado semi-autobiográfico, ao relatar várias situações que o próprio Dickens vivenciou. Dickens considerava esse livro o seu predileto.E para mim esse livro tem um significado especial, pois foi um dos primeiros clássicos que lii na minha infância. Foi uma versão infanto juvenil lançada em uma coleção pela Abril, já mencionada nesse post. Agora vou ter a oportunidade de ler a versão integral nesse magnifico lançamento da Cosac  Naif.


Sobre o livro:

Um dos pilares da literatura ocidental moderna, Charles Dickens é até hoje fonte de inspiração para muitos escritores. Seu gênio foi admirado por Tolstói, Marx, Joyce, Kafka, Henry James, Nabokov, Orwell, Cortázar, entre muitos outros. 
Semi-autobiográfico, David Copperfield foi publicado em forma de folhetim entre 1849 e 1850. O autor afirma, no prefácio ao livro, que, entre os inúmeros romances que publicou, este era seu “filho predileto”.
A edição inclui textos críticos de Jerome H. Buckley, Sandra Guardini Vasconcelos e Virginia Woolf. Tradução de José Rubens Siqueira.


Livro: Revival
Autor:  Stephen King
Ebook

Deu para perceber que sou fã do Stephen King. Gosto muito do estilo que ele escreve, como se estivessémos em um sofá da sala conversando animadamente.No seu livro On Writing, King conta sua jornada como escritor, nos dá várias dicas, conta casos interessantes sobre a criação das histórias.Eu  li o livro em duas noites, acho que no máximo em quatro horas e foi uma experiência fantástica. 

Então, quando tenho a oportunidade de ler algo escrito por ele, não deixo passar a chance. O primeiro livro que li escrito por ele foi o Iluminado, atraída pelo filme protagonizado pelo 
Jack Nicholson. O livro foi escrito por King tomando como parte do enredo suas experiências pessoais em relação a sua reabilitação pelo alcoolismo.
Revival foi lançado em 2014 e gostei muito da sinopse da história:

Sobre o livro:

Uma história eletrizante de Stephen King sobre vício, fanatismo e o que existe do outro lado da vida. Em uma cidadezinha na Nova Inglaterra, mais de meio século atrás, uma sombra recai sobre um menino que brinca com seus soldadinhos de plástico no quintal. Jamie Morton olha para o alto e vê a figura impressionante do novo pastor. O reverendo Charles Jacobs, junto com a bela esposa e o filho, chegam para reacender a fé local. Homens e meninos, mulheres e garotas, todos ficam encantados pela família perfeita e os sermões contagiantes.

Jamie e o reverendo passam a compartilhar um elo ainda mais forte, baseado em uma obsessão secreta. Até que uma desgraça atinge Jacobs e o faz ser banido da cidade. Décadas depois, Jamie carrega seus próprios demônios. Integrante de uma banda que vive na estrada, ele leva uma vida nômade no mais puro estilo sexo, drogas e rock and roll, fugindo da própria tragédia familiar. Agora, com trinta e poucos anos, viciado em heroína, perdido, desesperado, Jamie reencontra o antigo pastor. O elo que os unia se transforma em um pacto que assustaria até o diabo, com sérias consequências para os dois, e Jamie percebe que “reviver” pode adquirir vários significados.

A ideia para este livro está na minha cabeça desde que eu era criança. Frankestein, de Mary Shelley, foi uma grande inspiração para mim. Eu queria criar uma história o mais humana possível, porque a melhor maneira de assustar o leitor é fazê-lo gostar dos personagens. - Stephen King em entrevista para a revista Rolling Stone.




Livro: Doutor Sono
Autor:  Stephen King
Ebook

Logicamente, já que li o Iluminado, quando soube da continuação da história meu primeiro pensamento foi comprar o livro para ver o que acontece. Achei uma ótima ideia do King em fazer uma continuação da história do Danny, personagem cativante que sem dúvida cativou os leitores.




Sobre o livro:

Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.


Livro: Um dia no parque do terror – Goosebumps
Autor:  R. L Stine
Ebook

Foi uma grande satisfação descobrir essa série escrita pelo R.L.Stine, considerado o Stephen King juvenil.Suas histórias já renderam várias séries para a TV e tive o prazer de assistir no Netflix. São histórias muito bem escritas, com personagens do universo teen muito bem elaborados, agora quero descobrir como são essas histórias na escrita.O sucesso foi tão grande que um filme  estreou recentemente no cinema, com Jack Black.

Intro da série de TV:





Sobre o livro:

GOOSEBUMPS V.6 – Neste livro, a família de Lizzi queria ir ao Jardim Zoológico, mas acabou se perdendo. A sorte foi ter encontrado um outro parque de diversões superlegal – o Parque do Terror. As atrações são bem assustadoras. Um brinquedo mais amedrontador que o outro. Mas, de repente, coisas bizarras começam a acontecer, e o que era diversão se torna real demais.


Livro: Nosferatu
Autor:  Joe Hill
Ebook

Joe Hill é filho do Stephen King e também se tornou escritor de livros de terror, ou pelo menos, alguma região entre o medo e possibilidades. De sua obra só conheço o Horns, filme adaptado de sua obra,  estrelado pelo ator de Harry Potter, Daniel Radclifte. 





Sobre o livro:
Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem.
Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor.
E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca… e acaba encontrando Charlie.
Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic.
Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror.




0 comentários:

 

Ex-Libris Celia Costa Published @ 2014 by Ipietoon