sábado, setembro 19

O segredo de Charles Dickens

Sempre gostei muito de Charles Dickens. Li na minha adolescência David Copperfiel da coleção infanto juvenil já mencionada aqui nessa postagem. E mais tarde,  já adulta, ,li Oliver Twist e Conto de Natal. E como tenho paixão pela terra da rainha , fica muito fácil gostar de Dickens : a maioria de seus romances são ambientados em Londres.

Portanto fiquei muito empolgada quando soube do lançamento de um filme abordando, imagine só, um segredo de Charles Dickens ! E esse segredo nada mais era do que a existencia de uma paixão extraconjugal na vida de Dickens. Isso em plena Era Vitoriana em Londres. Porém nas atribulações do dia a dia não assisti o filme na época de seu lançamento e tive a oportunidade de assistir semana passada e fiquei simplesmente encantada com o filme.

O genero romance não é um dos meus prediletos para filmes, porém como se tratava de Dickens e do ator Ralph Fiennes, não hesitei em assistir e não me arrependi.
Perfomances maravilhosas, reconstituição de época perfeita e roteiro interessante prenderam minha atenção do começo ao fim. Dickens foi uma pessoa muito interessante e o filme deixa transparecer toda a sua personalidade de maneira impecável.



Assistir o filme despertou-me a vontade de reler as obras de Dickens e saber mais da vida do escritor.
Pesquisando na net descobri que a Editora Cosac, famosa por sua linha editorial escolhida a dedo e edições super caprichadas no aspecto gráfico, lançou erm Outubro de 2014 uma edição muito caprichada do romance David Copperfiel em capa dura , e o melhor, com o texto integral do autor, coisa praticamente impossivel de se encontrar aqui no Brasil, onde reinam as versões adaptadas do autor. O livro em capa dura conta com 1312 páginas, pesa 800 gramas no tamanho 120 x 170 mm !

David Copperfield é um romance muito especial dentre todos os que Dickens escreveu por dois motivos : é autobiográfico( ou melhor, semi autobiográfico) e o próprio Dickens considerava David Copperfield o seu "filho" predileto, motivos mais que suficientes para fazer uma releitura do romance , dessa vez no texto integral.

Já adquiri meu volume e deve chegar até a próxima semana ! Ansiosa para ler.
O projeto gráfico é lindo, com fac-símile de trechos dos escritos de Dickens e texto crítico de  Jerome H. Buckley, Sandra Guardini Vasconcelos , Virginia Woolf , ou seja, uma fantástica  aquisição para qualquer fã de Dickens !



E a curiosidade sobre a vida de Dickens não me abandona! Consegui encontrar um livro de 1963 do escritor biográfico Andre Maurois que discorre sobre a vida, a obra, a arte e a filosofia de Dickens no meu sebo online favorito, o Sebo do Messias. Já comecei a ler e a obra é ótima, com muitos detalhes a respeito do escritor e todo o seu universo.Depois comento mais sobre a obra.




Tenho muito mais para falar sobre Dickens, mas ficará para outra postagem !


0 comentários:

 

Ex-Libris Celia Costa Published @ 2014 by Ipietoon