terça-feira, fevereiro 2

Shakespeare and Co


Shakespeare & Co. Antiquarian Books, Paris.By Simple Dolphin Flickr.com


Hoje estava assistindo o programa Mundo S.A da Globo News e o tema foi sobre livrarias que sobrevivem adotando o estilo pessoal e familiar no atendimento e no design da loja, como um diferencial ao estilo "supermercado" que as grandes livrarias estão adotando hoje em dia.
Amei saber a história da Shakespeare and Co, se eu já tinha vontade de conhecer a França, agora ficou ainda maior.


Foto do Interior da Shakespeare & Co in Paris. By Toshio Kishiyama Flickr.com


A primeira Shakespeare and Co foi fundada por Sylvia Beach em 1919 e funcionou até 1941 , frequentada por grandes escritores como James Joyce.A História do fechamento da livraria é dramática, a livreira Sylvia recusou-se a vender um livro para um nazista,na época que a França estava ocupada pelos nazistas.
Sylvia sempre apoiou escritores e foi responsável pela publicação da primeira edição de Ulysses, de James Joyce, em 1922.Na época o livro estava proibido nos Estados Unidos e na Inglaterra(foi considerado imoral).

 
James Joyce. Photo by C. Ruf, Zurich, ca. 1918

Hitman e Sylvia se conheceram na década de 50, e após a morte da amiga, trocou o nome de sua livraria, como uma homenagem.
Fundada em  Agosto 1951 pelo americano George Hitman, é um charme só !Hitman está com 95 anos e vive recluso, porém ainda atuante na admistração da livraria, atualmente ao cargo da filha, Sylvia.Reduto de escritores e intelectuais da época, a livraria é um paraíso para os amantes de livros.
Com várias histórias interessantes durante todo o percurso da livraria, uma delas que me cativou foi saber que Hitman oferece pousada para os escritores que passem na livraria, em troca ele pede que o escritor deixe um depoimento sobre a experiência e ajude em alguns serviços da livraria como por exemplo,  arrumar os livros - imaginaaaa, tem livros até nos degraus da escada, eu trabalharia 8 horas de bom grado,kkkk !
Adorei as cenas que mostram Hitman arrumando os livros !
Se vc perdeu,não fique triste ! Tem o video aqui para vc assistir e mergulhar no mundo literário da Shakespare and Company com todos os detalhes da linda história de vida dessa livraria.





Quando jovem um dos meus sonhos era abrir uma livraria...ainda não desisti desse sonho e me senti emocionada com essa reportagem...

0 comentários:

 

Ex-Libris Celia Costa Published @ 2014 by Ipietoon