quarta-feira, dezembro 30

Brumas de Avalon


Li essa série magistral da Marion na minha juventude, com livros emprestados na Biblioteca de minha cidade e sem dúvida é uma das minhas séries favoritas.Com a promoção do Submarino comprei os quatro livros e enquanto não terminei de reler a série toda, não consegui sossegar !
É tão bom quando pegamos um livro e não conseguimos mais interromper a leitura, desejando que aquele momento nunca acabe !
No fim devorei os quatro livros que, literalmente, transportaram-me  para a era arthuriana.
Sempre tive fascínio pelas lendas arthurianas ( álias, tenho fascínio com a literatura inglesa em geral ) e embora a escritora não fosse inglesa ( era norte americana) , ela conseguiu criar uma história que hoje é considerada uma das melhores sobre o tema.

A história é contada a partir do ponto de vista dos personagens femininos da lenda, principalmente por Morgana, que é sem dúvida, a personagem mais interessante, no meu ponto de vista, de toda a série.E a personagem mais odiada de todos os fãs é sem dúvida a Guinevere ( conhecida também como Genebra  Ginebra, Guinever, Guinevère do gaélico Gwenhwyfar, que significa Fada Branca ou Fantasma Branco) , odiei essa personagem do começo ao fim, sabe quando você fica torcendo para que um personagem morra? Graças a presença dela, a exposição das idéias sobre o comportamento influenciado pelo cristianismo em relação as crenças pagãs da época tomam forma e são muito interessantes,  abordando vários pontos importantes da época como a posição das mulheres na sociedade e a relevância  dos rituais pagãos na cultura para o povo bretão.
Quero depois pesquisar mais sobre o assunto pois gostaria de saber até que ponto a Marion retratou com fidelidade essas questões, pesquisei na internet para saber mais sobre a criação dos livros, porém não encontrei nada, se alguém por ventura que vier a ler essa postagem souber de alguma informação, deixe nos comentários por favor.

A obra é composta por quatro livros que foram lançados em 1979.

Livro 1 - A Senhora da Magia
Livro 2 - A grande Rainha
Livro 3 - O gamo Rei
Livro 4 - O Prisioneiro da árvore

Esses são os meus livros-



Periodo de leitura - 01 a 10 de Dezembro-09
Minha nota (01 a 10) - 10
 
Agora quero partir para os demais titulos da autora, alguns titulos estão entrelaçados com a saga das Brumas,o que deve ser muito interessante.

Sinopse dos livros - Livraria Cultura

Neste romance, a lenda do rei Arthur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Pela primeira vez, o mundo arturiano de Avalon e Camelot, com todas as suas paixões e aventuras - o mundo que, através dos séculos, cada geração recriou em incontáveis obras de ficção, poesia, drama - é revelado pelas suas heroínas: pela rainha Guinevere, mulher de Arthur; por Igraine, mãe de Arthur; por Viviane, a impressionante Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon; e principalmente pela irmã de Arthur, Morgana das Fadas, a Fada Morgana - feiticeira, bruxa - e que nesta épica versão da lenda desempenha um papel crucial, tanto na coroação como na destituição de Arthur. Trata-se, acima de tudo, da história de um profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.

Agora não dá para falar dos livros sem comentar sobre a produção feita para a TV pelo TNT no formato de min-série.Enquanto lia os livros fiquei com vontade de rever, foi lançado em um único DVD e aluguei na locadora aqui do bairro.
Para quem leu os livros a série é decepcionante, pois pontos importantes da história foram deixados de lado, como os personagens Kevin e Nimue, que são personagens importantes no último livro, sem falar da alteração de como foi a morte da personagem Viviane, que foi interpretada pela maravilhosa Angelica Huston.
Assisti até a metade e só acabei de assistir quando terminei os quatro livros, porém nem precisava ter feito isso pois como mencionei, modificaram tanto a historia que não haveria prejuizo algum caso tivesse assistido o filme inteiro antes de terminar os livros. Acredito que para ter fidelidade ao livro, teriam que fazer um filme para cada livro, tal como fizeram com o Senhor dos Anéis, que álias, está na lista de minha proxima leitura.


Sinopse do filme - Adoro Cinema - Contém Spoliers

Morgana (Julianna Margulies) recorda que a maioria do que foi dito sobre o Rei Arthur (Edward Atherton) e aqueles que o cercavam é mentira, pois, como sacerdotisa de Avalon, onde nasceu a religião da Deusa-Mãe, viveu estes acontecimentos, que começaram quando acontece o maior levante já visto na Bretanha. Os saxões varriam o país matando igualmente cristãos e seguidores da deusa de Avalon. Se um grande líder não unisse cristãos e pagãos, a Bretanha estaria condenada ao barbarismo e Avalon ao desaparecimento. Gorlois (Clive Russell), o pai de Morgana, lutava incansavelmente contra as hordas de saxões. Nesta época Morgana era apenas uma criança, que vivia na Cornuália com Igrane (Caroline Goodall), sua mãe, que era ainda uma seguidora da antiga religião e praticava secretamente a antiga magia. Morgause (Joan Allen), a irmã de Igrane, também lá morava e apreciava o poder de Avalon. Um dia Viviane (Anjelica Huston), que também tia de Morgana e, principalmente, era a grã-sacerdotisa de Avalon, passou a visar apenas um objetivo: salvar Avalon dos saxões. Ela teve uma visão que o rei morreria em 6 meses, sem deixar herdeiros. Viviane comunica a Igrane que ela irá gerar este líder, mas não com Gorlois, seu marido, e sim com um homem que usa o símbolo do dragão e é um seguidor da deusa. A idéia desagrada Igrane, sendo que Morgause diz que não tem marido a quem trair e também tem o sangue de Avalon, assim quer fazer este homem se apaixonar por ela e gerar esta criança. Viviane se opõe, dizendo que ninguém pode viver o destino de outro, e fala para Morgause que ela tem um rei e filhos no seu futuro, mas não dá explicações. Viviane planeja salvar Avalon através da unção e treinamento de sua sobrinha, Morgana, como sua sucessora, manipulando a linhagem real para gerar Arthur, um rei que abraçará tanto as crenças pagãs quanto o cristianismo. Desta forma Avalon seria salva, pois a ilha é o centro pagão do poder e um mundo místico invisível para aqueles que não crêem. Porém, conforme o cristianismo avança pela Inglaterra e mais pessoas se afastam da Deusa, esse reino misterioso se torna difícil de alcançar até mesmo para os que têm fé, com a ambiciosa Morgause se empenhando em frustrar seus planos. Viviane tem um temperamento determinado e boas intenções, mas comete um erro que atingirá Morgana pessoalmente e afetará toda a Bretanha.

Elenco:

  • Anjelica Huston (Viviane)
  • Julianna Margulies (Morgana)
  • Samantha Mathis (Gwenwyfar)
  • Caroline Goodall (Igrane)
  • Edward Atterton (Arthur)
  • Michael Vartan (Lancelot)
  • Michael Byrne (Merlin)
  • Hans Matheson (Mordred)
  • Mark Lewis Jones (Uther)
  • Clive Russell (Gorlois)
  • Elias Zerael Bauer (Mordred - jovem)








Imagem do dia 


Marie Spartali Stillamn - Beatrice - 1895


Citação  do dia 

Se alguém não tiver prazer em ler um livro várias e várias vezes, não há motivos para lê-lo, afinal.
Oscar Wilde

1 comentários:

Carol disse...

Oi Célia!
Eu tb comprei a coleção no submarino, chegou hoje!
Estou anciosa para ler. Depois te digo o que achei.
Beijos!!

obs:Obrigada pela visita no meu blog, tb já estou seguindo vc por aqui...
http://apenas-uma-menina.blogspot.com

 

Ex-Libris Celia Costa Published @ 2014 by Ipietoon