segunda-feira, março 21

Bíblia rara do século XVII é encontrada em igreja inglesa

Impresso em 1611, é um dos últimos exemplares da versão da Bíblia do rei James e estava esquecido em estante de igreja em Hilmarton.




Uma bíblia rara, na verdade, um dos últimos exemplares impressos em 1611, foi encontrada em uma estante de uma igreja em Wiltshire, no Sul de Inglaterra.
A bíblia foi encontrada por um grupo de moradores que pesquisava a história da Igreja de São Lourenço, em Hilmarton, no condado de Wiltshire.
Geoff Procter, membro do conselho paroquial, disse que os pesquisadores encontraram documentos que diziam que a igreja possuía uma edição da Bíblia do Rei James. A partir disso, foram analisar uma antiga Bíblia que há anos estava guardada em uma estante da igreja e descobriram se tratar do exemplar raro descrito.
O exemplar identificado é uma das menos de 200 bíblias originais da versão do rei James, impressas em 1611, existentes ainda hoje no mundo. “Este é um documento tão importante para esta igreja e para a Igreja inglesa no geral que decidimos investigar mais”, acrescentou Procter.
A bíblia já tinha sido descoberta e identificada em 1857 pelo reverendo Francis Fisher. Compreendendo a importância da obra, limpou-a e fez uma espécie de capa de carvalho no intuito de protegê-la – e acabou cortando o topo de algumas páginas.
Desde então, o exemplar vem sofrendo os efeitos do tempo e pelo manuseio sem cuidados especiais. Agora, a Igreja pretende manter a bíblia dentro de uma caixa de vidro para que ela possa ser vista.
A bíblia do rei James, publicada pela primeira vez em 1611, é uma tradução inglesa da Bíblia e acredita-se que influenciou a forma como o inglês é falado e escrito.
Fonte: ABER.

0 comentários:

 

Ex-Libris Celia Costa Published @ 2014 by Ipietoon