Uma bíblia rara, na verdade, um dos últimos exemplares impressos em 1611, foi encontrada em uma estante de uma igreja em Wiltshire, no Sul de Inglaterra.
A bíblia foi encontrada por um grupo de moradores que pesquisava a história da Igreja de São Lourenço, em Hilmarton, no condado de Wiltshire.
Geoff Procter, membro do conselho paroquial, disse que os pesquisadores encontraram documentos que diziam que a igreja possuía uma edição da Bíblia do Rei James. A partir disso, foram analisar uma antiga Bíblia que há anos estava guardada em uma estante da igreja e descobriram se tratar do exemplar raro descrito.
O exemplar identificado é uma das menos de 200 bíblias originais da versão do rei James, impressas em 1611, existentes ainda hoje no mundo. “Este é um documento tão importante para esta igreja e para a Igreja inglesa no geral que decidimos investigar mais”, acrescentou Procter.
A bíblia já tinha sido descoberta e identificada em 1857 pelo reverendo Francis Fisher. Compreendendo a importância da obra, limpou-a e fez uma espécie de capa de carvalho no intuito de protegê-la – e acabou cortando o topo de algumas páginas.
Desde então, o exemplar vem sofrendo os efeitos do tempo e pelo manuseio sem cuidados especiais. Agora, a Igreja pretende manter a bíblia dentro de uma caixa de vidro para que ela possa ser vista.
A bíblia do rei James, publicada pela primeira vez em 1611, é uma tradução inglesa da Bíblia e acredita-se que influenciou a forma como o inglês é falado e escrito.
Fonte: ABER.
0 comentários:
Postar um comentário