domingo, novembro 21

Biblioteca Móvel

Achei fantástica essa idéia !! Poderiam adotar um sistema similar aqui no Estado de São Paulo !Muito boa essa campanha Curitiba Lê.
Atenção - artigo datado de 31/10/2010
Fonte - http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/biblioteca-movel-estara-em-parque-em-curitiba-neste-domingo.html


31/10/2010 08h00 - Atualizado em 31/10/2010 08h00

Biblioteca móvel estará em parque em Curitiba nesse domingo


Posto de empréstimo gratuito de livros funciona das 13h às 18h.

Biblioparque, como é chamado, faz parte do programa Curitiba Lê.

Do G1, em São Paulo
Biblioteca móvelBiblioparque estará no Parque Bacacheri neste
domingo (Foto: Alice Rodrigues/FCC)
O Biblioparque, um posto móvel de empréstimo gratuito de livros, estará no Parque Bacacheri, em Curitiba, das 13h às 18h deste domingo (31). Segundo a prefeitura, o equipamento conta com um veículo movido a energia elétrica e uma estrutura que acomoda livros, periódicos, cadeiras para adultos e crianças, pufs e mesas desmontáveis.
A programação do Biblioparque inclui sessões de contação de histórias, distribuição de marcadores de livros e pinturas em livros de quadrinhos. Também há no posto uma tela interativa que dá acesso às sinopses dos livros que podem ser emprestados e dois notebooks para navegação na internet.
Além da leitura no parque, quem quiser pode pegar livros emprestados por 21 dias. A devolução pode ser feita no próprio Biblioparque ou em qualquer Casa da Leitura mantida pela Fundação Cultural. O Biblioparque vai percorrer também, ainda de acordo com a prefeitura, o Bosque do Papa, Parque Tingui, Parque Barigui e Parque São Lourenço.
O Biblioparque, que faz parte do programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, só não funcionará neste domingo se estiver chovendo.

quinta-feira, novembro 4

Por que o brasileiro lê pouco ?




Fiquemos com a resposta da maior autoridade no mundo, a UNESCO. Para o setor da ONU que cuida de educação e cultura, só há leitura onde: 1) ler é uma tradição nacional, 2) o hábito de ler vem de casa e 3) são formados novos leitores.
O problema é antigo: muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. Para piorar, especialistas culpam a escola pela falta de leitores. ” Os professores costumam indicar clássicos do século 19, maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem de 15 anos”, diz Zoara Failla, do Instituto Pró Livro. “Apresentado só a obras que considera chatas, ele não busca mais o livro depois que sai do colégio.”
Muitos educadores defendem que o Brasil poderia adotar o esquema anglo-saxão, em que os clássicos são um pouco mais próximos, dos anos 50 e 60, e há menos livros, que são analisados a fundo. mas aí teria de mudar o vestibular, e isso já é outra história.

Origem do artigo = Raphael Soeiro – Revista Super Interessante – edição 284 – novembro 2010 e
http://ebooksgratis.com.br/informacao-e-cultura/papo-cabeca/curiosidades-por-que-o-brasileiro-le-pouco/


 

Ex-Libris Celia Costa Published @ 2014 by Ipietoon